A IMPORTÂNCIA DA FONOLOGIA SINCRÔNICA
NO ESTUDO DA DIACRONIA

Manoel Pinto Ribeiro (UERJ, UNISUAM)

Os compêndios gramaticais no Brasil não aproveitaram convenientemente as lições de Joaquim Mattoso Câmara Jr., deixando, por isso, de atualizar as lições que se encontram pautadas na N.G.G., em vigor no Brasil desde 1959.

Dessa forma, as gramáticas não tratam dos quadros de vogais e consoantes no português do Brasil, nem se referem ao estudo dos graus de abrimento bucal (“aperture”, em Saussure). Cremos que essas omissões contribuíram para o desinteresse pela matéria.

Com o conhecimento dos pontos acima mencionados, poderemos compreender melhor o desenvolvimento do quadro latino de vogais para o do português. Também no estudo das consoantes, teremos maior clareza no estudo dos poucos encontros consonantais da língua portuguesa. Outros fatos diacrônicos serão discutidos como a oclusão e a assimilação, com apoio no quadro de abrimentos bucais das vogais.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos