ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA
DE PROVAS PARA DOCENTES DE LÍNGUA ESPANHOLA
A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DE PROFESSOR
DA REDE MUNICIPAL

Fabio Sampaio de Almeida (UERJ)
fabioesp@hotmail.com
Maria del Carmen F. González Daher
(UERJ)
daher@uerj.br

Este projeto situa-se no âmbito dos estudos da Análise do discurso de base enunciativa e direciona-se para a relação existente entre práticas discursivas e mundo do trabalho, tendo como objetivo específico a investigação do perfil de professor de língua espanhola construído discursivamente pelas provas de seleção de docentes para a rede pública municipal do Rio de Janeiro. A escolha do tema considera a necessidade de aprofundar estudos sobre o gênero prova de seleção de professores e de buscar uma maior compreensão acerca da construção discursiva de perfis de profissionais de ensino que a rede pública espera receber, em específico, docentes de língua espanhola. Nosso corpus está composto pelas provas de 1998 e 2001. Tomamos como base o princípio constitutivo do dialogismo e os conceitos de polifonia e de gênero do discurso postulados por Bakhtin (1929; 1979), tendo como categoria de análise principal o discurso relatado (Authier-Revuz ,1998; Maingueneau, 2002; Sant’Anna, 2000). Vivoni (2003) menciona o intertexto como macro forma de introdução ao relato neste gênero, instituído a partir das marcas de discurso relatado, em questões que recuperam os textos incluídos nas questões. A partir da análise da prova de 1998, nos é possível apontar resultados parciais, como o embate de formações discursivas, que indiciam diferentes concepções de língua e de professor que atravessam este instrumento de seleção, e que dialogam com determinado contexto de ensino/aprendizagem de espanhol/LE.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos