A ORGANIZAÇÃO LINGÜÍSTICA DO ESPAÇO
UM NOVO OLHAR SOBRE A DÊIXIS ESPACIAL

Any Cristina dos Santos Salomão (UERJ)

Este trabalho apresenta o espaço como uma categoria lingüística e comprova que a língua possui mecanismos para demarcá-lo na linguagem; também aponta como as relações sociais entre os interlocutores e a determinação de seus papéis podem ser depreendidas do uso dos dêiticos espaciais.

O espaço lingüístico revela-se como uma função do discurso: ao mesmo tempo em que situa os objetos e define direções, estabelece pontos de referência e expressa movimentos; esse é sempre um espaço novo, reinventado a cada enunciação. Ao constituir-se na interação verbal, o espaço lingüístico torna-se palco dos conflitos e da intencionalidade de ações, presentes no cotidiano.

Destaca-se, nesta análise, a apreciação dos elementos lingüísticos representativos de espaço, tais como alguns advérbios, os pronomes demonstrativos, as preposições e as locuções prepositivas, em suas manifestações dêiticas ou anafóricas, observadas nos contextos literário, jornalístico e publicitário. Numa situação comunicativa, esses elementos não somente propiciam a coesão textual como estabelecem oposições e neutralizações capazes de imprimir novos sentidos aos textos.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos