A PRESENÇA INESPERADA DO SUJEITO
NOS TEXTOS ACADÊMICOS
OS RÓTULOS RETROSPECTIVOS
E SUA FUNÇÃO ARGUMENTATIVA

Therezinha Barros Nogueira (UFRJ)

Este trabalho refere-se à análise dos rótulos retrospectivos ou encapsuladores anafóricos, grupos nominais usados para condensar uma extensão do discurso, de modo geral constituídos por determinação demonstrativa seguida de nome nuclear (geral ou avaliativo, axiológico), ou SN com adjetivo avaliativo como modificador.

Tal estudo visa a demonstrar / confirmar a utilização desse recurso de coesão lexical com finalidade argumentativa, evidenciando a intenção do sujeito enunciador de convencer o leitor a concordar com as idéias que defende. Para esse fim, procedeu-se ao exame de corpus coletado de cerca de cinqüenta textos acadêmicos, correspondentes a conclusões de dissertações e teses de mestrado e doutorado.

Foram adotados como fundamentação teórica os trabalhos de Francis (1994) e Conte (1996) acerca dos encapsulamentos anafóricos, os estudos de Perelman (1996) e Koch (2002) para o exame dos aspectos referentes à argumentação e, ainda, os trabalhos de Bakhtin (1997) e Charaudeau (s.d.) na abordagem sobre a questão da enunciação.

Os resultados da pesquisa indicam a presença significativa do sujeito enunciador nos grupos nominais analisados, a despeito de se atribuir à linguagem do gênero texto científico os traços de clareza, concisão e objetividade.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos