AS MUDANÇAS LINGÜÍSTICAS: ONTEM/HOJE

Nícia de Andrade Verdini Clare (UERJ)

Esta pesquisa tem como objetivo observar que a força transformadora detectada no latim vulgar e observada no galego-português passou ao português moderno, no século XVI, e continua viva nos dias atuais, apesar de o ensino nas escolas e a gramaticalização contribuírem para o seu travamento.

Iniciaremos a pesquisa com uma parte teórica, onde examinaremos o conceito de evolução, no século XIX, numa proposta de plenitude, e o despretensioso conceito de deriva no século XX.

Numa segunda parte, de natureza prática, concentrar-nos-emos em variantes diastráticas e diatópicas, com base em diferentes fontes, tais como: a linguagem dos cantadores nordestinos, o dialeto caipira estudado por Azevedo Amaral, além de diversas manifestações de língua falada, coloquial e vulgar, registradas em observações diretas (TV, contato interpessoal, redações etc).

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos