A VARIANTE ESTIGMATIZADA
E SEU PRECONCEITO INTERNO

Carlos Eduardo Veiga Borges (UCB)

O estudo de sociolingüística tem por objetivo a análise e a abordagem dos fatores que influem na execução de uma língua numa dada comunidade. O enfoque direcionado para as discrepâncias entre as variadas vertentes de uma língua e as atitudes cabíveis aos falantes da mesma é de vital importância para um estudo que se baseie na observação da linguagem humana em funcionamento.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre falantes da variante não-padrão e sua própria linguagem, focalizando a forma preconceituosa como agem estes usuários em relação a seus semelhantes, sem perceber que agridem a si próprios.

Não se deve apenas evidenciar um fator de incoerência ideológica, mas propor-se a enfatizar uma parte importante do comportamento social e humano, uma parte que, em nossa época, é tomada como algo recorrente e natural: o preconceito lingüístico.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos