BEATRIZ E LAURA EM CONFRONTO

Lívio Panizza (UERJ)

Em Petrarca, pai do humanismo literário, manifestam-se com energia as características dos novos tempos; o estudo dos clássicos, o achado de obras antigas, um estilo mais polido, um gosto mais refinado, o culto pela forma, são alguns dos aspectos que marcam o novo mundo literário de Petrarca. Depois de debruçar-se sobre as obras de Tito Lívio, de Cícero, de Virgílio, depois de apreciá-las e degustá-las, certamente lhe pareceu bárbaro o latim de Dante, dos escolásticos, como também o mundo escolástico, alegórico, místico. Petrarca desejava uma restauração da antiguidade greco-latina, tão familiar lhe parecia o mundo antigo que escrevia cartas a Horácio, a Virgílio, a Homero, a Cícero, a Sêneca, a Quintiliano, a Tito Lívio. Em sua obra “África” expôs suas opiniões, suas qualidades literárias: clareza e esplendor no estilo, o uso da arte do claro-escuro, a perfeita polidez e harmonia na escrita, sobriedade na argume! ntação, comedimento nos sentimentos, uma doce cor que tudo penetra sem perturbar o equilíbrio, a serenidade, a elegância da forma.

Em Dante, o cultivo à forma não está na elaboração literária, mas na arquitetura da ciência da vida, da criação representada com clareza, com coesão, da harmonia intelectual, da mística, da espiritualização, da história em que se desenvolve o mistério da redenção, da alma, da moral refletida na vida de forma séria e elevada.

Na Divina Comedia aparecem: o sentimento de família, o amor pela pátria, o sentido de ordem, de unidade, de paz, o sentimento de indignação, o desprezo pelas coisas vis e vulgares, a firmeza de caráter, a aspiração a uma ordem ideal e superior, o espírito de verdade, a fé no amor, a convicção profética da grandeza de sua missão como homem e como poeta. Não encontramos em Petrarca a indignação dantesca, o envolvimento político, o sentido de justiça humana, nele reina a solidão, a melancolia, a ruptura interior, ele já está com a mente e o coração no novo mundo.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos