CHAPEUZINHO VERMELHO
UMA LINGUAGEM SEDUTORA DO JOGO

Calina Miwa Fujimura (UERJ)

Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma analogia entre a construção da narrativa do conto “Chapeuzinho Vermelho” e o jogo, nas versões dos camponeses, de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm para o conto. Tal estudo ganhará forma por meio de possíveis relações a serem traçadas entre o que é caracterizador à prática lúdica e o diálogo sedutor travado por Chapeuzinho Vermelho e o Lobo, tendo em vista o jogo de perguntas e respostas. Tem-se assim, na mecânica do texto, o revelar de uma organização de ações e de signos passíveis de uma análise simbólica, carregados do oculto sensual presente na estrutura de “Chapeuzinho Vermelho”, e que se constituem em um prenúncio do desfecho deste grande embate, culminando na disputa agônica de seduzir e deixar ser seduzido de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo.

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