CONCORDÂNCIA VERBAL VARIÁVEL EM REDAÇÕES
DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Andréa Soares Freire Leite (UFRJ)

O objetivo deste trabalho é apresentar o fenômeno da concordância verbal variável em redações de alunos de 5º e 8º séries do Ensino Fundamental e 2º série do Ensino Médio.

Com base nos pressupostos da Sociolingüística Variacionista proposta por LABOV, os dados foram analisados e codificados a partir de variáveis lingüísticas e sociais.

Os resultados obtidos nesta pesquisa, mais uma vez, corroboram os encontrados em diversos estudos do mesmo fenômeno na língua falada (Cf. Naro&Scherre, 2000).

As variáveis Posição do Sujeito em relação ao verbo, Estrutura do SN Sujeito, Saliência Fônica e Paralelismo Discursivo são as que mais influenciam no favorecimento ou não da marca de plural.

Os dados coletados e analisados revelam a tendência de o sujeito de apenas um núcleo imediatamente à esquerda do verbo, com traço semântico [+ humano], aliado à saliência fônica de oposição não- acentuada entre as formas singular e plural assumirem o controle da concordância, reforçando que a ordem prototípica SVO da língua portuguesa atua como fator favorecedor da marca de plural.

Com isso, observa-se que a variação registrada na língua escrita não se restringe aos casos previstos pela Gramática Tradicional. Pelo contrário, princípios como Saliência Fônica, Posição do Sujeito e Estrutura do SN Sujeito regem a variação, estabelecendo-se como fortes candidatos favorecedores do fenômeno em questão.

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