CONSIDERAÇÕES SOBRE LÍNGUA,
SUJEITO E TEXTO E/OU DISCURSO

Wagner Luiz Ferreira Lima (UERJ)

A tríplice competência da linguagem - situacional, discursiva e semiolingüística. Atividades de interpretação de textos literários: uma releitura pela ótica da Semiolingüística (em nível gramatical / estilístico).

Neste minicurso, objetivamos oferecer uma contribuição ao instigante ensino da interpretação de textos, sensível ao conceito de gêneros textuais, mais discutidos nas aulas de língua materna (poemas, contos, crônicas etc). Para dar conta de uma abordagem mais global possível, elegemos a teoria da análise semiolingüística do discurso de patrick Charaudeau. Esse corte epistemológico deve-se ao fato de o estudioso conciliar as competências metalingüística, situacional e discursiva, como sendo conhecimentos relevantes no ato de interpretar textos. Como optamos pela língua escrita mais de cunholiterário, adotamos, como ponto de partida, a busca de interlocuçãoentre o domínio intratextual e seus respectivos componentes de intertextualidade.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos