CRUZAMENTO VOCABULAR
UMA ANÁLISE PELA TEORIA DA CORRESPONDÊNCIA

Vanessa Cristina da Costa Salgado (UFRJ)
Carlos Alexandre
(UFRJ)

Nesta proposta de comunicação, analiso o fenômeno do cruzamento vocabular a partir da Teoria da Otimalidade em sua versão mais recente “Teoria da Correspondência” (Marcarthy e Prince, 1995), que trata da interface da morfologia com a fonologia.

Para tanto, foram elaborados dois testes contendo formas cruzadas já existentes no português do Brasil como ‘analfaburro’ (analfabeto + burro ); ‘macarronese’ (macarrão + maionese ) e também formas hipotéticas como ‘perfunete’ ( perfume + sabonete ); ‘gatelho’ (gato + coelho). Através da aplicação dos testes e, logo em seguida, da apuração das respostas obtidas, foi possível tecer considerações pertinentes que constatam a presença de padrões mais gerais na realização desse fenômeno.

O objetivo maior do trabalho é verificar de que forma atuam as restrições de fidelidade ( FID-ACENTO e MAX-IO) na hierarquia e como elas interagem com as restrições de marcação e as de alinhamento das bases.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos