DE IDÉIAS E IDEAIS
UMA LEITURA DE ANTERO DE QUENTAL

Tatiana Alves Soares Caldas (UNESA / UniverCidade)

Antero de Quental, um dos principais integrantes da chamada Geração de 70, grupo literário que deu início ao realismo português, apresentou uma produção literária que incluía obras de intenção social, filosófica e política. Sendo dotado de uma vasta cultura e de um olhar crítico acerca das questões de seu tempo, foi ainda um dos principais divulgadores do pensamento socialista em Portugal, marcando a influência do cientificismo na mentalidade oitocentista.

Em Odes modernas, obra da fase realista propriamente dita da poesia anteriana, nota-se o engajamento de vertente político-filosófica, além da reflexão sobre o papel da poesia. Nela se encontra a visão do homem da modernidade, dilacerado entre fé e progresso, entre religião e socialismo, lançando uma perspectiva filosófica sobre a sociedade do Portugal do século XIX.

Acreditando que os sonetos de Antero estabelecem, no plano estrutural e semântico, as etapas do processo dialético como estratégia de reflexão, nossa leitura propõe uma análise da obra anteriana à luz dos conceitos filosóficos como marca do pensamento racional e objetivo que norteou o olhar realista.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos