DO LÉXICO BÁSICO AO VOCABULÁRIO CACOGRÁFICO
FUNDAMENTOS PARA ESTABELECER AS REGRAS
DE
MAIOR RENTABILIDADE ORTOGRÁFICA

Marielos Murillo Rojas
(Universidade de Costa Rica)

 O problema fundamental da presente investigação consiste em identificar os comportamentos e os padrões gerais da ortografia das crianças da escola costarriquenha a partir do léxico básico, código escrito.

O corpus está constituído por 1765 redações escritas por 70 grupos de crianças de terceiro e sexto ano da educação primária, pertencente a trinta e cinco escolas públicas e privadas, localizadas nas vinte regiões educativas da Costa Rica. Esta amostra é estatisticamente representativa das instituições de educação básica costarriquenha.

O léxico básico escolar -código escrito-  está constituído por 3.720 lemas, cada uma com sua respectiva marca gramatical índice de uso, freqüência e grau de dispersão.

O vocabulário cacográfico está formado por 1.642 lemas o seja entradas nas que se agrupam as possíveis formas de escrita duma palavra e seus derivados. Vejamos a maneira de exemplo o caso do advérbio também

Segundo a informação precedente dum total de 999 vezes que apareceu o lema também  escreve-se mais da metade das vezes com algum tipo de erro ortográfico.

O acento é o erro mais representativo, que do 83% das vezes que se escreveu sem ortografiatambém’  omitiu-se o mudou de posição o acento.  O segue a escrita de ‘n’ em vez de ‘m’ diante de  ‘b’ e finalmente a mudança  de ‘b porv’.  Esta é, sem dúvida, uma palavra que deve reforçar-se continuamente não por sua freqüência de uso senão  por sua dificuldade vária.

Este tipo de análise ortográfico permite identificar os erros mais freqüentes e suas principais características; além do mais, mostra claramente os padrões ortográficos seguidos pelas crianças e  conduze à definição das regras ortográficas produtivas.

Igualmente apresenta-se um análise dos erros ortográficos segundo os seguintes aspectos:

·   As cem palavras com maior dificuldade ortográfica

·   As formas verbais escritas com erros ortográficos

·   Palavras com dificuldade de escrita, ordenadas por regras de ortografia

·   As regras ortográficas produtivas

Finalmente oferecem-se alinhamentos metodológicos gerais pelo ensino da ortografia, em correlação com o programa de estudos de língua materna na educação básica na escola  costarriquenha.

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