ENSINO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
A PESQUISA NA PRÁTICA

Luiza Vilma Pires Vale (FAPA)

A prática investigativa nos cursos de graduação é uma atividade que, além de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, proporciona ao acadêmico a busca de conhecimentos novos por sua iniciativa, descobrindo as fontes para a obtenção das informações desejadas, ao mesmo tempo em que o ajuda a selecionar as informações relevantes para a construção de seu trabalho, selecionando e combinando o que é importante para seu projeto. Nesse sentido, pode-se dizer que a pesquisa contribui significativamente para a formação intelectual do acadêmico e, em última instância, para a sua formação profissional. Considerando esses aspectos, nas disciplinas de Literatura Infanto-Juvenil I e II, do curso de Letras das Faculdades Porto-Alegrenses, propõe-se aos alunos a realização de pequenos projetos, que consistem na análise teórica de obras infanto-juvenis e na criação de atividades a serem desenvolvidas em turmas de alunos das séries finais do ensino fundamental. O objetivo dessa prática é fazer com que os futuros professores direcionem seus trabalhos realizados em sala para sua prática profissional futura. A realização dos projetos tem as seguintes etapas: indicação, pela professora, de obras a serem analisadas; leitura e análise das obras pelos alunos, enfocando os aspectos extrínsecos: autor, contexto histórico de seu lançamento, recepção no momento de seu lançamento; e de seus aspectos intrínsecos: elementos estruturais da narrativa referentes ao plano da enunciação - narrador e narratário - e do enunciado - ação, personagem, tempo, espaço, linguagem, estrutura da narrativa; criação de roteiros de trabalho possíveis de serem desenvolvidos com alunos das séries finais do ensino fundamental; desenvolvimento das atividades junto a alunos de uma turma em escola da rede oficial ou particular de ensino; apresentação dos resultados dos trabalhos em relatório e em forma de seminário na sala de aula. Nesta comunicação, pretendemos mostrar alguns resultados positivos dessas atividades.

Palavras-chave: literatura infanto-juvenil, pesquisa, prática pedagógica.

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