ENSINO DO ESPANHOL
EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Ana Lúcia Alborgheti (FMPFM e FIMI)
Maria Suzett Biembengut Santade
(FMPFM e FIMI)
Silvana Schwab do Nascimento
(FIMI)

A globalização tem mudado o comportamento da humanidade nos aspectos sócio-culturais, políticos e econômicos. As escolas brasileiras públicas e privadas empenharam, nesses últimos anos, a integrarem-se na investida de línguas estrangeiras a fim de atenderem a novas demandas profissionais. Dessa maneira, nosso trabalho demonstra o multiculturalismo lingüístico sendo praticado na formação dos professores para a Educação Básica que exige uma língua estrangeira.

Para isso, o trabalho tem como objetivo o ensino da língua espanhola como segunda língua nas escolas públicas do Estado de São Paulo. O trabalho objetiva-se nos Ensinos Fundamental e Médio, abordando os contrastes e semelhanças da Fonologia do Espanhol ao do Português, da modalidade padrão e das variedades regionais.

Esse estudo está sendo feito desde 1990, na Escola Estadual Monsenhor Nora em Mogi Mirim/SP (Brasil) com aproximadamente de vinte a trinta alunos em cada aula por meio do projeto C.E.L. (Centro de Estudos de Línguas), o qual enfoca a gramaticalidade em textos espontâneos e de cunho literário. Esse procedimento pedagógico possibilita a aprendizagem do vocabulário simples ao mais complexo, partindo de situações discursivas do cotidiano para a criação de textos com maior reflexão lingüística tanto na língua materna como na língua estrangeira. Os recursos didáticos utilizados variam no decorrer das diferentes etapas do método C.E.L.: livros, cd-roms, fitas, cds, vídeos e situações simuladas e dramatizadas das vivências das pessoas.

O Espanhol está sendo implantado como uma opção ao ensino de língua estrangeira no Brasil porque vivemos, na promoção de relações políticas e comerciais, e, no desenvolvimento de recursos humanos, para atender o processo de comunicação entre os povos latinos. No Brasil, é notável a presença, cada vez maior, do interesse pela língua espanhola. Sua crescente importância, devido ao MERCOSUL, tem determinado sua inclusão nos currículos escolares, no Brasil; e do Português, nos países de língua espanhola na América, tem contribuído para o fortalecimento das relações de seus habitantes, pois há uma mudança expressiva de ordem cultural, social, econômica e política como reza a Consultoria Legislativa do Brasil (2001). Assim sendo, o ensino do Espanhol como opção de uma língua estrangeira está amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que dá ampla liberdade aos Sistemas do Ensino à Comunidade Escolar Brasileira.

Nosso trabalho tem dado amostra positiva na aprendizagem das crianças e dos jovens da escola pública referida. O melhor resultado desse trabalho tem certificado os estudantes, dando a importância da aprendizagem da língua espanhola na liberdade de usufruírem e experimentarem novos conhecimentos por meio do intercâmbio lingüístico.

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