ESPANHOL PARA O TURISMO
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE NECESSIDADES

Luciana Maria Almeida de Freitas
(UERJ, UCB e UniverCidade)

A demanda de cursos de Espanhol para o Turismo tem crescido significativamente no Brasil. No entanto, os professores que se dedicam a esse tipo de ensino para fins específicos têm que enfrentar una serie de problemas na sua atividade docente. A principal dificuldade é que não sabem o que devem ensinar, já que desconhecem o trabalho dos profissionais do Turismo. A resposta a esta questão, segundo a teoria do Ensino de Línguas para Fins Específicos (LSP), estaria na análise de necessidades da situação-alvo, um procedimento simples, em que o próprio professor prepararia questionários e entrevistas que seriam respondidos pelos seus alunos. Não obstante, esta visão supõe alguns problemas de caráter teórico e metodológico. Como caminho alternativo, propõe-se a realização da análise de necessidades da situação-meta a partir do quadro teórico-metodológico das Ciências do Trabalho, utilizando os conceitos de atividade, tarefa, trabalho prescrito e trabalho realizado, fala sobre, em e como trabalho, e também de suas propostas metodológicas, como a auto-confrontacão e a instrução ao sósia. Isso torna possível uma análise mais ampla do trabalho e, com isto, a construção de uma base segura para a programação docente dos cursos de línguas para fins específicos.

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