FLA X FLU NO MARACA
UMA ANÁLISE OTIMALISTA DO TRUNCAMENTO
EM PORTUGUÊS

Renato Pazos Vazquez (UFRJ)
Carlos Alexandre Victorio Gonçalves
(UFRJ)

Nesta proposta de comunicação, analiso o fenômeno do Truncamento na Língua Portuguesa, processo de formação que consiste no encurtamento de uma base (sapata, salafra). A análise é elaborada a partir da Teoria da Otimalidade, mais especificamente da Teoria da Correspondência (Mc Carthy & Prince, 1995), que trata da interface da fonologia com a morfologia.

O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das restrições relacionadas ao fenômeno em questão e, posteriormente, estabelecer uma hierarquia entre elas. O corpus foi constituído durante o período de agosto de 2003 a maio 2004, em diversas situações de fala espontânea na cidade do Rio de Janeiro. Com base no corpus, foram aplicados testes visando à validação das hipóteses.

Uma das hipóteses da pesquisa é de que ocorre afixação de uma vogal de truncamento (-a), e que a maior ocorrência do truncamento varia entre formas dissílabas, como em “cerva” (cerveja) e trissílabas, como em “Maraca” (Maracanã).

Em termos de ranqueamento de restrições, acredito que o fenômeno se manifesta com dominância das restrições de fidelidade sobre as de marcação, fazendo emergir outputs ótimos mais semelhantes às formas de base.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos