GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
CONFRONTOS ENTRE PROPOSTAS E PRÁTICAS
(2ª ETAPA)

Greice Zenker Peixoto (FAPA/FAPERGS)
Maria Luci de Mesquita Prestes
(FAPA)

Considerando-se as tendências lingüísticas atuais, que têm na língua em uso seu objeto de análise, o qual só pode ser efetivamente trabalhado através de textos, na primeira etapa da pesquisa, buscou-se analisar as gramáticas brasileiras voltadas para os ensinos fundamental e médio, procurando verificar se havia coerência entre as propostas teóricas lingüístico-pedagógicas em que essas gramáticas diziam inserir-se e a maneira como elas apresentavam seus conteúdos e exercícios. Constatando-se que houve melhorias em muitas dessas gramáticas, mas que nenhuma delas atinge plenamente os propósitos de um ensino de língua calcado no texto e no discurso, o propósito, nesta segunda etapa do projeto, é o de elaborar e editar uma gramática pedagógica que efetivamente o faça. Nesta comunicação, pretende-se mostrar os resultados finais da primeira etapa da pesquisa, bem como relatar sobe o percurso já percorrido nesta segunda etapa.

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