HETEROGLOSSIA BAKHTINIANA
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS
NO TEXTO PARA CRIANÇAS

Sonia Regina Nascimento Horn (UERJ)

Em “Dialogic Imagination” (1983), Bakhtin define heteroglossia como a interação de múltiplas perspectivas individuais e sociais, representando diferentes vozes e estilos entrelaçados no texto: o discurso do autor, os discursos dos personagens assim como as vozes sociais em suas diferentes correlações. Esta premissa sugere existir, portanto, uma interdependência da linguagem do eu com o discurso do outro, definindo a expressão do indivíduo como um produto de várias vozes interligadas.

A presente comunicação, parte de pesquisa em progresso, tem como objetivo investigar que recursos e estratégias discursivas realizam a multivocalidade em uma obra da Literatura Infantil contemporânea britânica e de natureza fantasista. O corpus em questão é o livro “O Segredo da Plataforma 13” (1994), da escritora austríaca, radicada na Inglaterra, Eva Ibbotson. A análise proposta neste trabalho é baseada no pressuposto teórico de Bakhtin (1983,2002), mas também lançará mão da Estilística (Leech e Short, 1981).

Na primeira parte da apresentação, farei um breve resumo do referencial teórico utilizado no estudo. Na segunda parte, pretendo apontar alguns indicadores heteroglóssicos no texto de Ibbotson, através dos quais as vozes dos personagens são construídas, sob a ótica do narrador, isto é, através do discurso relatado, que implica controle total do narrador e do discurso direto, que implica controle parcial do narrador. Por fim, pretendo ilustrar como a aparente simplicidade de diálogos e falas do texto revelam a complexidade discursiva das múltiplas vozes ali presentes.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos