INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
COMO SUPORTE DO APRENDIZADO DE LÍNGUAS

Antônio Elias Lima Freitas (FEUDUC)

O Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da FEUDUC aplicou amplamente a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner em suas turmas de Letras, modalidade Português-Inglês, noturno, tendo por objetivo maior transformar a quantidade de horas-aula em QUALIDADE no processo ensino-aprendizagem e assim, redirecionando o aprender e permitindo ao professor a prática do ‘scaffolding’ junto ao educando.

O alunado daquela instituição apresenta um perfil comum aos alunos de cursos noturnos da área da Baixada Fluminense, isto é, um aluno carente que trabalha de oito a dez horas diariamente, morando distante da faculdade e retornando à casa nos últimos horários da noite e chegando à sala de aula exaurido física e mentalmente para o exercício acadêmico.

O professor que preside os trabalhos de ensino-aprendizagem deve ser um super-professor dotado de excelência na arte de ensinar a fim de que o aprendizado seja realizado de forma criativa e serena e o aluno seja capaz de uma produção acadêmica satisfatória.

Uma pesquisa de campo foi realizada no sentido de utilizar as oito inteligências propostas por Gardner para o ensino de língua e literatura estrangeiras naquela instituição de ensino superior e como resultado, o aluno apresentou uma produção rica em tipos e gêneros diversos além de apresentar um equilíbrio total entre os diversos processos de captação de saber.

O resultado da pesquisa foi a redação de uma dissertação de Mestrado apresentada ao Framingham State College, Massachutts, Estados Unidos, e recebendo conceito A.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos