JORNAL IMPRESSO E ENSINO DE LÍNGUA
UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
DO TEXTO JORNALÍSTICO

Joana D’arc O. Canônico (UERJ)

Os novos rumos tomados pelas pesquisas no domínio da linguagem, da Análise do Discurso, da Psicolingüística, da Sociolingüística e da Lingüística Textual, destacam a importância de se entender a Língua, manifestada pela linguagem, como forma de interação entre as pessoas. Uma perspectiva sócio-comunicativa, onde seu uso ultrapassa a simples troca de informação e passa a ser entendido como fator de interlocução

Desta forma, necessidade de se discutir o texto como um veículo de interação entre escritor/leitor torna-se fundamental para o trabalho do professor.

Pretendemos discutir o uso da Língua em textos jornalísticos, destacando o papel social do Jornal como instrumento de leitura de mundo e opção para aplicar a teoria didática tradicional a situações concretas de Língua.

Demonstraremos as inúmeras possibilidades oferecidas pelo Jornal para o ensino de Língua Portuguesa. Nosso trabalho tem o objetivo de enfocar o texto numa perspectiva interacional, onde são privilegiados os aspectos sociais da linguagem e os sujeitos participantes deste processo. Para isso, reveremos conceitos de texto e contexto, discurso, polifonia, noções essenciais para o trabalho a que se propõe. Abordaremos, ainda, as noções de autor/locutor/enunciado, sem esquecer, naturalmente, da figura do leitor/enunciatário, responsável pela concretização do “diálogo” intertextual.

Nosso objetivo é propor um trabalho com textos de jornal, onde a Língua se apresenta em funcionamento, cumprindo uma função social e, muitas vezes, ideológica.

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