LEITORES E LEITURAS
UMA CONSTRUÇÃO PROGRESSIVA NUNCA ACABADA

Lucia Helena L. de Matos (UERJ)

Este trabalho apresenta uma proposta progressiva e gradual para ampliar a compreensão leitora de alunos em constante formação e que já passaram pela experiência de reconhecer a metáfora e a intertextualidade em textos condensados e/ou pictóricos como sinalizadores dos mascaramentos discursivos do jogo lingüístico.

Numa nova fase, esses leitores estarão aptos a reconhecer, na ficção literária, as manifestações semântico-estilísticas, responsáveis pela marca criadora e individual, e poderão perceber, numa operação cognitiva, como a metáfora, antes trabalhada com base em nossas experiências concretas para dar conta de outras mais abstratas, faz parte de um sistema que revela alguns conceitos e esconde outros, somente revelados quando há intenção do emissor em trazer algo de novo e inusitado a sua produção. Dessa forma, o leitor se conectará com a literariedade textual que, embora não esconda o suporte histórico-ideológico, deixa a autoria mais transparente. Sua experiência interpretativa vai, assim, se ampliando e novos textos farão parte da memória discursiva, armazenadora das suas vivências.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos