LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL
E IDENTIDADE NACIONAL
AINDA UMA QUESTÃO POLÊMICA?

Lygia Maria Gonçalves Trouche (UFF)

Esta comunicação tem como objetivo discutir alguns aspectos da relação língua e identidade nacional, desvendando as filiações de sentido entre os vários textos que tecem as bases das interpretações sobre a língua do Brasil e sua vinculação às questões de identidade e cidadania, no século XIX e possíveis desdobramentos até nossos dias.

A leitura dos textos dos literatos do Romantismo, bem como de alguns estudiosos de diversas áreas do saber, no século XIX, nos impõe algumas perguntas: que interesses estavam, então, em conflito, no Brasil? ; existiria, subjacente aos textos, um sentido novo, ainda em elaboração, referente à concepção da sociedade brasileira? ; por que a questão lingüística do Brasil era um assunto, que se desejava problematizar ?

Se pensarmos em termos da Análise do Discurso, poderemos buscar, através da interdiscursividade - relação de um discurso com outros -, entender

no jogo sutil da linguagem, os sentidos que vão sendo construídos, a partir da instância de enunciação que, como lugar social, confere autoridade aos escritores e intelectuais da época, para promoverem uma espécie de ajuste entre a língua herdada e a nação independente.

Este painel pretende encaminhar nossa reflexão a uma comparação com o pensamento lingüístico contemporâneo sobre questões de identidade e variedade lingüística no Brasil atual e seus reflexos no ensino da língua portuguesa em nosso país, em pleno do século XXI.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos