LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Maria Cristina Lírio Gurgel (UERJ)

Este estudo objetiva analisar as atividades de leitura e produção textual propostas em livros didáticos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, recomendados pelo MEC para o ensino de língua portuguesa. Com base em Bakhtin (1986; 1992), Coracini (1999), Brandão (2000) e Rossi (2002), elaborou-se a hipótese de que, embora sob a recomendação do MEC, os livros didáticos manteriam o estudo do texto como objeto a ser trabalhado de forma homogênea e indiferenciada, contrariando a recomendação dos PCNs no que se refere ao fato de a heterogeneidade textual não ficar refém de uma prática didática centrada na homogeneidade de roteiros cristalizados de abordagem textual. Na análise dos dados, privilegiou-se a organização dos conteúdos; as situações de comunicação apresentadas; os temas e as ações pedagógicas propostas; e as formações imaginárias do professor e dos alunos, construídas discursivamente nas instruções /orientações e nos enunciados dos exercícios propostos. Os resultados parciais parecem apontar para o fato de que o eixo organizador do ensino de leitura e produção textual no livro didático é a tipologia clássica da narração, descrição e dissertação, vistas como fórmulas abstratas, descaracterizadas de seus propósitos enunciativos; e de que existe um script preestabelecido que prevê, para o aluno, a repetição de estruturas lingüísticas da norma culta, e, para o professor, ações pedagógicas prescritas pelo autor.

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