MEMÓRIA E DISCURSO
“O LAMPIÃO DA ESQUINA”
E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL

Almerindo Cardoso Simões Junior (UNIRIO)

Os ventos de mudança que sopraram sobre o Ocidente , em especial a partir da década de 60, deram vez e voz a grupos considerados minoritários. Nos Estados Unidos, o discurso feminista , bem assim como o discurso negro e o discurso homossexual passaram a ocupar um espaço, ainda tímido, mas significativo. Esses grupos passaram a ter maior visibilidade no Brasil a partir da década de 70.

Em termos de mídia homossexual masculina, o jornal “O lampião da esquina” além de ser um porta voz desta parcela da população, estava também ligado ao movimento de esquerda, num período em que o nosso país se abria para a anistia e para o retorno da democracia e da liberdade de expressão.

Este trabalho, ainda em sua fase inicial, pretende analisar os aspectos discursivos do referido jornal, entendendo-o como elemento construtor e mantenedor da identidade de um grupo social em determinado contexto histórico.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos