MORFEMAS FLEXIONAIS NOMINAIS
NO PORTUGUÊS DO SÉC. XVIII
ESTUDOS PRELIMINARES

Eliana Moraes de Almeida (UFMT)

Remetendo-se aos argumentos de Rosa Virgínia Mattos e Silva (Português Arcaico : Fonologia. São Paulo: Contexto,2001), sabemos que os estudos históricos visam fornecer material de base para outro estudos. Os documentos remanescentes oferecem importantes subsídios para o conhecimento da língua em uso de então, apesar das restrições necessariamente impostas na transferência do oral para o escrito. É a variação que fornece dados significativos para o processo histórico de mudanças da língua.

Esta comunicação objetiva destacar ocorrências relevantes no campo da Morfologia Flexional. A categoria nominal é colocada em relevo a partir da análise de documentos manuscritos do período de 1733 - 1780. São fontes diversas: minuta, diário de navegação, cartas e ofícios, coletadas nos acervos do Arquivo Público de Mato Grosso, Arquivo Histórico de Goiás, Arquivo Histórico Ultramarino e do Museu Paulista.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos