OBSERVAÇÕES
SOBRE O PROCESSAMENTO DA ESCRITA
HOMEM X MÁQUINA

André Luiz dos Passos (UNESA)
Nataniel dos Santos Gomes
(UNESA)

O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação entre o processamento da linguagem, especificamente a escrita, através dos modelos de inteligência humana e artificial. Para isso abordamos s noções do funcionamento da mente, os tipos de memória e como estas se dão. Mencionamos também o funcionamento dos neurônios e como acontecem as sinapses entre os mesmos.

Como esta pesquisa é uma comparação, abordaremos os mesmos itens acima, só que comentando-os no “universo artificial”, ou seja, em relação às redes neurais artificiais.

Para falarmos de linguagem escrita, é interessante definirmos linguagem em geral, abordarmos algumas teorias de aquisição da mesma, como esta se processa e apresentamos a teoria das inteligências múltiplas (enfocando a inteligência lingüística) - uma nova concepção para a noção de competência.

Finalmente, tratamos de maneira específica sobre a escrita; sua origem, sua evolução; como as teorias de aquisição de linguagem colaboram ou não para entendermos nosso objeto de estudo, sua atual projeção e é lógico o papel da memória e da mente contrapondo-as à inteligência artificial no processamento desta linguagem.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos