O DISCURSO REPORTADO NO REALITY SHOW

Luiz Fernando Matos Rocha (UNINCOR)

Tendo em vista os pressupostos teóricos da Lingüística Sociocognitiva, este trabalho descreve e analisa uma rede de construções gramaticais de discurso reportado coletada do programa de TV, Big Brother Brasil (TV GLOBO, 2002), um gênero discursivo recente que tem traços comuns com a Commedia dell’arte e que mescla atributos do cenário de conversação face-a-face com cenário ficcional. Postula-se que a figura retórica conhecida como mimese (discurso direto com imitação do gesto, da voz e das palavras de outrem) é um indício forte de um processo sociocognitivo que capacita os falantes a compreender e produzir criativa e lingüisticamente a voz do outro. A partir da natureza do banco de dados, foi possível também verificar como o fenômeno se comporta em relação à prosódia, que se mostrou muito atuante. Em geral, o discurso direto apresenta tendências melódicas variadas, porém acumulativas e regulares, à medida que se reporta em primeira, segunda e terceira pessoa. Reportar o outro diretamente tende à ênfase dos traços supra-segmentais. Reportar a si mesmo propende para a manutenção de uma melodia própria, o que também ocorre com o discurso indireto. Um dos achados mais interessantes é a metonímia “Falar por pensar”, através da qual discursos proferidos e não-proferidos são reportados, endossando a hipótese de que o ato de reportar, em conversação espontânea, exige pouco compromisso com o recurso original e funciona como um eficiente recurso sociocognitivo no resgate e busca de aliados para a manutenção do prestígio social nas interações face-a-face.

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