O ENCONTRO IÔNICO: SÓCRATES E KYLE RAYNER

Thomaz Pereira de Amorim Neto (UERJ)

A força de Hércules trata da forma como as energias eletromagnéticas estão relacionadas no imaginário grego, via Sócrates, através de Íon, de Platão. O filósofo relaciona a força eletromagnética com algo de maior fundo: o equilíbrio entre as formas. Cerca de 5000 anos depois surge um personagem que apresenta um nome sem relação alguma com o próprio histórico de sua trajetória heróica. Seu nome? Íon, um personagem de poderes divinos cuja única missão é equilibrar as forças que estão dispersas pelo cosmo. Diferente de Sócrates, trata-se da chamada energia verde (espécie de espectro luminoso que permite a seu detentor controlar vários níveis de poder). Assim, temos um deus que, ao final, restabelecido o equilíbrio, pode voltar ao seu estado inicial: um herói.

Nosso trabalho pretende analisar a diferente concepção de equilíbrio de forças demonstrada por Sócrates e sua releitura para o caso de Kyle Rayner, já no contexto judaico-cristão e na chamada cultura pop.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos