OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
A APLICAÇÃO DAS TEORIAS LINGÜÍSTICAS,
CONSIDERANDO AS DIFERENÇAS
E SIMILITUDES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Edna Guerra Paes Manso (UNICID)
Maurícia A A Maciel (UNICID)

Hoje, na pós-modernidade, o ser humano precisa estar preparado para assimilar e se adequar às mudanças constantes que ocorrem no dia-a-dia por causa dos avanços tecnológicos, da globalização, da competitividade. Assim, as pessoas precisam aprender a resolver continuamente problemas nunca antes resolvidos e isto exige flexibilidade de compreensão, interpretação e produção. Dessa forma, o ensino da língua materna precisa priorizar a aplicação das teorias lingüísticas, de forma a colaborar efetivamente na formação de indivíduos (cidadãos) críticos e criativos, que saibam “ler” as mais diversas realidades (e, conseqüentemente, os mais diferentes tipos de texto e discurso) e, também, que saibam produzir sentidos na oralidade e, fundamentalmente, na escrita. Com esta preocupação e por perceber no exercício da docência que a maioria dos jovens, no Brasil, chega ao nível superior com problemas quanto ao raciocínio e à expressão de idéias, foi que um grupo de especialistas de Língua Portuguesa, há três anos, implantou na Universidade Cidade de São Paulo (instituição particular) um espaço para estudo, pesquisa e aplicação da Lingüística. Dessa forma, estes pesquisadores / educadores têm por objetivo, neste Grupo de Trabalho, apresentar, essencialmente: a) como vêm aplicando as teorias lingüísticas na formação de graduandos dos mais diversos cursos; b) como procuram favorecer a prática constante da leitura e da escrita; c) como procuram não privilegiar o ensino gramatical tradicional (apesar de não ignorá-lo); d) como exercitam os mais diferentes tipos e gêneros textuais, conscientizando o aluno sobre a heterogeneidade inerente à língua materna e mostrando-lhe que o bom leitor, o bom produtor de texto é aquele que se adapta a cada situação real de uso da língua.

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