O LUGAR DA POESIA NA ESCOLA

Gina Paula Bernardino Capitão Mor (SME/RJ)

O trabalho apresentado estuda o lugar ocupado atualmente pela poesia, em especial a infantil, nas escolas. Partindo do contexto dos problemas no desenvolvimento das competências de leitura, indica que se agravam ao abordar o poema. Explicita a necessidade de ressignificar o conceito de leitura, assim como as concepções de ensino da língua, de aprendizagem e de poesia, para que esta conquiste o espaço necessário nas salas de aula. Quanto à leitura, destaca o investimento na formação do leitor crítico, que constrói significados, questiona, interage com o texto e com o mundo, indo além da decifração. Ressalta que o texto é usado como pretexto para variados fins - dentre os quais sobressaem o ensino de normas e nomenclatura gramatical e de conteúdos morais. O livro didático serve de roteiro para uma concepção de ensino da língua equivocada, em que não há espaço para o ludismo verbal. Na revisão necessária do ensino, este estudo sugere a ênfase na leitura lingüístico-expressiva dos textos. Quanto à concepção de aprendizagem, indica-se a teoria histórico-cultural, destacando-se idéias basilares de Vygotsky como pressupostos teóricos. No que concerne à compreensão da poesia, destacou-se a sua importância, bem como traços relevantes na constituição desse tipo de texto.

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