ORDENAÇÃO DAS LOCUÇÕES ADVERBIAIS DE TEMPO

Queli Cristina Pacheco de Andrade (UFRJ)

O trabalho consiste na análise da colocação das locuções adverbiais temporais na oração, sob a ótica funcionalista.

Este estudo deve-se à hipótese de que a posição da locução não é aleatória, mas motivada por diversos fatores. Segundo Martelotta (1994), a noção de circunstância é maleável, adaptando-se a aspectos pragmáticos discursivos do ato da comunicação. Assim, a circunstância temporal apresenta-se de formas diferentes, expressando funções distintas.

A primeira etapa da pesquisa consistiu na análise da ordem dessas locuções adverbiais: posição pré-verbal ou pós-verbal. Em seguida, investigamos os fatores que motivam a sua colocação na oração, estabelecendo categorias ou variáveis a fim de verificá-los. Observamos algumas categorias, como: função da locução adverbial, tamanho da locução adverbial, estrutura sintática e tipo de verbo na oração.

Os dados, coletados de editoriais do Jornal do Brasil, foram analisados e codificados de acordo com as categorias mencionadas. Posteriormente, programas do pacote Varbrul (conjunto de programas estatísticos) foram aplicados às locuções estudadas. Os resultados quantitativos obtidos permitiram a interpretação qualitativa dos dados.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos