O RELATO DOS FRANCESES
ANDRÉ THEVET E JEAN DE LÉRY
SOBRE O BRASIL DO SÉCULO XVI

Daniella Barbosa (UPM)

Desde a chegada dos portugueses às terras brasileiras, vários textos foram escritos por europeus, narrando e descrevendo a fauna e a flora brasileira, além de aspectos culturais dos nativos. Esse trabalho tem o intuito de levantar o vocabulário indígena que aparecem nas crônicas dos franceses André Thevet e Jean de Léry. Tais textos são históricos documentados em que ficou registrado a tentativa de colonização francesa no Rio de Janeiro. Ao lermos tais crônicas compreenderemos melhor a realidade dos habitantes bem como o olhar do outro, que aqui, apesar da barreira lingüística, portugueses e índios conseguiram manter um contato pacífico.

Trata-se de textos extremamente descritivos, apresentam construções curiosas que, causam estranheza se comparadas as versões revisadas de acordo com as atuais normas gramaticais. Uma vez que há adaptações desse texto, redigido em linguagem acessível, o trabalho presente tem como objetivo ilustrar o vastíssimo campo de investigação que ainda nos resta. A toponímia indígena dá a sua contribuição no tocante ao estudo do nome dos lugares, terras ou regiões. A pesquisa demonstra que, o Rio de Janeiro tem muito mais a contar do que as impressões dos franceses sobre aspectos etnográficos e geográficos.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos