OS JOGOS E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
EM SOCIEDADES ARCAICAS E PRIMITIVAS

Amós Coelho da Silva (UERJ e UGF)

O elemento grego agón, significa originariamente assembléia, reunião (para jogos, festas, atos religiosos...), e é um ponto de partida para desenvolvimento das instituições sociais na antiga Grécia. Incluía o elemento competição e passará ao sentido de combate; daí, no teatro, o protagonista: prot-, primeiro; agon-, luta, sufixo -ista.

Essas assembléias se desenvolveram em danças nas procissões mascaradas, com ocorrência sempre no final de estação de cada ano, momento propício ao cultivo, semeadura e colheita agrícola. Ela evoca os eventos das origens e a organização do mundo. As assembléias podiam ter a forma de kômos, cantos alegres em honra ao deus do teatro, Dioniso.

A partir deste espírito agônico, simbólico do renascimento da hospitalidade, que, numa sociedade arcaica (ou primitiva), como a dos helenos, se fixavam reuniões periódicas. É daí que surgirão os jogos olímpicos.

Uma sociedade primitiva se comporta como agonística, pelo latim agonisticu: significando a arte da luta na antiga Grécia). Ou seja, a definição de um cacique da tribo se concebe pela sua força de guerreiro valente.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos