OS SIGNOS, OS SENTIDOS
E O NASCIMENTO DOS SIGNIFICADOS
A MULHER (RE)SIGNIFICADA NA PUBLICIDADE

Kátia Regina Rebello da Costa (UERJ / FAETEC)

Este trabalho promove uma reflexão acerca da construção de sentidos e de significados pelos sujeitos sócio-temporalmente constituídos. Objetiva-se demonstrar que os significados que se julgam imanentes aos signos resultam, na verdade, do apagamento da materialidade dos sentidos sociais.

Para proceder à discussão, faz-se um percurso teórico pelas noções de signo, discurso, interdiscurso, memória discursiva, esquecimento, sentido e significado, de acordo com considerações de Charles Sanders Peirce, Mikhail Bakhtin, Michel Pêcheux e Eni Orlandi.

Opera-se, a título de exemplificação, breve análise de textos publicitários impressos, protagonizados pela mulher O objetivo é verificar que a publicidade, mediante o diálogo entre as linguagens verbal e não-verbal, e valendo-se de recursos estético-persuasivos, efetiva a transferência de significados dos produtos que promove para a figura feminina posta em cena e, assim, constrói o sentido de reificação da mulher - sentido esse que se cristaliza e passa a valer como significado em si mesmo inerente à mulher e circulante na sociedade.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos