O USO DE TEXTOS LITERÁRIOS
NAS AULAS DE ESPANHOL / LE

Tatiana del Rio
Vânia Vieira Leite

Em nosso trabalho, buscamos verificar se os textos literários são trabalhados nas aulas de E/LE no Segundo Segmento do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro - especificamente na 5a e 6a séries - e como isso é feito. Pretendemos observar com que freqüência os docentes trabalham com este tipo de texto, quais as suas fontes, que atividades são realizadas a partir deles e quais as competências desenvolvidas. Além disso, verificamos que abordagens de compreensão leitora são utilizadas pelos professores em suas aulas.

Toda a análise se apoiou em entrevistas a alguns professores de E/LE da Rede Municipal de Ensino. Além das entrevistas, solicitamos aos docentes que mostrassem como trabalham com textos literários em suas aulas, através da elaboração de atividades de compreensão leitora. Foram dadas aos professores três opções de textos - uma fábula, um conto moderno e um conto tradicional - para que escolhessem um deles e preparassem as atividades. Conto e fábula foram escolhidos por se tratarem de textos curtos, com linguagem simples e de fácil compreensão, portanto ideal para alunos de 5a e 6a séries.

É importante deixar claro que não tivemos a intenção de traçar um perfil destes professores, pois sabíamos que isto não seria possível em termos de tempo e disponibilidade. Desejávamos apenas ter uma idéia de como o trabalho com os textos literários está sendo realizado nas aulas de E/LE, já que percebemos a dificuldade encontrada pelos alunos durante o trabalho com este tipo de texto em nossas aulas.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos