PETRARCA E A IGREJA DE SEU TEMPO

Veridiana Aderaldo Skocic (UERJ)

A transformação política e territorial que pode ser verificada na Itália setentrional durante o século XIV não ocorreu na região centro-meridional da península graças à existência de duas fortes monarquias: o Estado Pontifício e o Reino de Nápoles.

Em Roma, entretanto, Cola di Rienzo fundou em 1347 uma república anti-aristocrática, aproveitando também a ausência do Papado o qual havia sido transferido para Avignon em 1305.

É neste contexto que Petrarca graças não só às suas qualidades pessoais, mas sobretudo aos seus méritos literários, engaja-se , diretamente, em uma das mais importantes questões da Idade Média ocidental: O Cisma da Igreja. Assim, pretendemos, neste breve trabalho, apresentar algumas considerações sobre este importante personagem da Itália medieval - Francesco Petrarca - e sua relação com uma das mais importantes instituições do mundo ocidental: a Igreja.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos