POEMAS PINTADOS

Victor Bravari

O propósito do artigo é mostrar os poemas pintados de Vicente Huidobro no contexto de sua poética - entendida como as estratégias de produção textual, explicitadas ou não - e a ideologia que se inscreve na obra. Seu projeto poético se baseia na progressão de figuras retóricas - sobretudo metafóricas e metonímicas - com a pretensão de anular a referência ao objeto externo à obra.

Huidobro, máximo expoente chileno das vanguardas do início do século passado, centraliza sua produção poética na autonomia da criação e denomina a sua poética de criacionismo. Sua biografia e o sucesso de sua obra não são correspondentes ao conhecimento que dela se tem. Isto ocorre principalmente com seus poemas pintados, de que só se conheciam seis ou sete reproduções. Para a publicação realizada pelo Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia (2001), se conseguiu reunir dez reproduções, com o que se possibilita uma análise cuidadosa de suas estratégias de produção visual e textual com referência à totalidade de sua obra poética.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos