PROPAGANDA E PUBLICIDADE NO INTERDISCURSO
OS SUJEITOS DOS DISCURSOS CIENTÍFICO
E TECNOLÓGICO
EM BUSCA DE SEUS OBJETOS DE VALOR

Cidmar Teodoro Pais (USP/UBC)

Este trabalho estuda aspectos da interferência ou da interpenetração dos discursos da propaganda e/ou publicidade nos discursos científico e tecnológico da contemporaneidade, no âmbito de pesquisa em sociossemiótica e semiótica da cultura brasileira. O corpus foi constituído de amostra de discursos produzidos em áreas das ciências humanas e sociais e suas aplicações. Para a análise, utilizaram-se modelos teóricos atuais da semiótica científica e da semântica cognitiva. Consideraram-se tais discursos em suas relações intertextuais e interdiscursivas. Examinaram-se seu modo de existência e produção, papéis actanciais e temáticos, percursos e programas narrativos, estruturas de poder, modalidades e modalizações, relações intersubjetivas e espaço-temporais de enunciação e enunciado, condições de produtividade discursiva e eficácia, no contexto de uma tipologia dos universos de discurso; examinaram-se, também, microssistemas de valores, em semântica profunda; conceitos, ‘modelos mentais’ (conceptus) e sua articulação dialética com recortes culturais (designata), em semântica cognitiva, hiper-profunda. Descreveram-se processos de manipulação/sedução, inserção/exclusão, inclusão/proscrição. Buscou-se estabelecer configuração dos arquitextos e arquidiscursos que resultam, no período da globalização, desse tipo de produção discursiva. Observaram-se certos mecanismos de dominação, processos de conquista e preservação do poder burocrático, formação e consolidação de grupos hegemônicos na comunidade científica e, sobretudo, acadêmica; a (antiga) ética científica, a isenção, a dúvida sistemática, a reflexão crítica vêm sendo progressivamente descartadas, por incômodas, e valores fundamentais, como busca da verdade, construção do saber, para a melhoria das condições de vida do homem reduzem-se a programas narrativos auxiliares, retóricos, suplantados pela demanda de objetos de valor (agora) principais, como status, poder e prestígio.

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