QUAL GRAMÁTICA ENSINAR NO ENSINO MÉDIO
NORMATIVA OU TEXTUAL?

Jurandir Marques Silva Júnior (UNINCOR)

Observando o ensino de gramática em nossas escolas, primeiro enquanto aluno, depois, enquanto professor de língua portuguesa, no ensino médio, percebi que o uso da gramática no ensino do Português nas escolas, em geral, vem gerando acirradas polêmicas ao longo dos anos. Esse fato é atribuído ao silêncio dos gramáticos diante das críticas fundamentadas dos lingüistas, relativas às falhas no ensino do português , visto que eles procuram valorizar o ensino gramatical em detrimento do texto, numa concepção de que o conhecimento de conceitos e regras teóricas levam ao domínio da linguagem,mas o que observamos é exatamente o inverso. O objetivo deste estudo tem por finalidade, num prisma pedagógico, sobre questões ligadas ao ensino da gramática, no ensino médio, nas escolas privadas, tendo como base o processo histórico que o institucionalizou.Ligarei a esse tema o processo de articulação entre gramática e texto, propondo-se possíveis soluções para nessa sintonização - chegar-se a um trabalho de interação entre os estudos gramaticais e a interpretação / produção textual.Tirada todas conclusões possíveis, espero através dessa pesquisa mostrar aos professores de língua portuguesa em especial, os que lecionam no ensino médio, que o ensino de gramática não justifica um papel de única fonte para o ensino de língua portuguesa nas escolas, tanto do ponto de vista teórico quanto prático , mas no que tange aos alunos, estas reflexões devem resultar em atividades práticas, a fim de que estes possam adquirir uma segurança lingüística necessária às diversas situações de interação comunicativa, evitando-se assim, que a ênfase exagerada da moneclatura, ou exercícios de preenchimento de lacunas sejam a essência desse ensino.

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