SEMIÓTICA & ENSINO
ESTRATÉGIAS PARA A LEITURA E TEXTUALIZAÇÃO

Darcilia Simões (UERJ)

Nossas pesquisas têm buscado produzir moldura teórica e estratégias metodológicas para a melhoria das aulas de português. As deficiências nas competências de leitura e de produção textual é o problema documentado nas avaliações por que vêm passado o alunado no Brasil. Nossa experiência com turmas de alfabetização (décadas de 70/80) fez-nos descobrir a relevância da semiótica na condução das atividades didático-pedagógicas voltadas para a proficiência verbal. A partir do que ocupamo-nos, especialmente, com o texto escrito e vimos explorando a sua plasticidade como estímulo do desenvolvimento de uma atitude científica diante dos atos de ler e de escrever.

Testamos e constatamos a eficiência da exploração da iconicidade textual como estratégia de análise dos componentes da trama textual. Por isso, entendendo o texto como imagem (objeto visual), temos desenvolvido trabalhos onde se tem podido demonstrar o projeto plástico do texto; o potencial icônico do léxico e da distribuição dos enunciados em parágrafos; a importância da seleção lexical na construção das trilhas de leitura; o aproveitamento das informações gramaticais na descoberta das intenções expressivo-comunicativas inscritas no texto, incluindo-se neste plano a seleção do estilo (registro ou dialeto) ajustado ao tema e ao contexto de produção/recepção.

Nossas pesquisas já se materializaram em inúmeras publicações entre artigos e livros. O último lançamento foi Semiótica & ensino: reflexões teórico-metodológicas sobre o livro-sem-legenda e a redação (2003), que contém não só nossa tese de doutoramento, mas dez anos a mais de estudos na direção da eficiência das aulas de português na formação do leitor/redator.

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