SIGLAGEM
SISTEMATIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO MORFOLÓGICA
À LUZ DA OT

Aline Braz da Silva (UFRJ)
Carlos Alexandre Gonçalves
(UFRJ)

Nesta proposta de comunicação, analiso o fenômeno SIGLAGEM a partir da Teoria da Otimalidade em sua versão mais recente, a Teoria da Correspondência (McCarthy & Prince, 1995). Esta propõe uma hierarquização de princípios pré-estabelecidos da gramática, que podem estar em conflito ou interação.

Baseando-me em dados rastreados a partir dos jornais O Globo, O Dia, Extra e JB, constatei a existência de padrões mais gerais a partir da aplicação de testes. Neste trabalho, restrinjo-me às siglas de duas e três letras, como por exemplo, CUT (Central Única dos Trabalhadores) e AN (Associação Niteroiense).

Na apresentação, pretendo mostrar que a leitura de siglas pode ser silabada ou soletrada (p.ex. BB - [ be0be ]; USP - [ 0u•pi ] ) a depender da combinação de letras na forma de input . Dessa maneira, acredito que as restrições referentes a estrutura da sílaba (NÃO-CODA, CODA-COND) são as mais altas da hierarquia superando, pois, as de fidelidade e de alinhamento.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos