SIGNIFICAÇÃO E RELAÇÃO
A CARGA SEMÂNTICA
DOS ELEMENTOS CONECTIVOS

Hilma Ranauro (UFF)

Várias são as teorias, diferentes são os enfoques sobre o estudo do caráter relacional e/ou descritivo das classes de palavra. Caberá abrir espaço para a discussão sobre significação lexical e significação gramatical, aspecto conceitual e aspecto relacional, e outros conceitos. Particularmente, a filóloga e lingüista Hilma Ranauro vem estudando a preposição e a conjunção em seus aspectos sintático, semântico e formal, e vem pontuando alguns dos equívocos existentes em nossa teoria gramatical sobre essas partículas quanto a esses aspectos. Em Significação e Relação - a carga semântica dos elementos conectivos, sua mais recente publicação, que dá título á sua conferência, Hilma apresenta um estudo crítico e comparativo da Gramática Filosófica de Jerônimo Soares Barbosa em face da gramática tradicional e conclui pelo pioneirismo desse autor no estudo e análise dos elementos conectivos.

Numa análise pancrônica desses elementos, a lingüista examina as importantes contribuições de Didericksen, Lemgruber, Vigo Brøndal, María Luisa Lopez, dos autores da Gramática de Port Royal e deplora que lingüistas e gramáticos brasileiros tenham silenciado a contribuição de Jerônimo Soares Barbosa.

Sem a pretensão de preencher todas as possibilidades de análise, Hilma levanta questões que estão a merecer revisão e propõe que se atente para os elementos conectivos que têm acentuado conteúdo descritivo, ou significativo, e os que o têm esmaecido. Propõe também que se atente para os diferentes níveis ou graus de esvaziamento semântico no processo de gramaticalização.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos