TEXTO PUBLICITÁRIO
A NATUREZA SOCIOCONSTRUCIONISTA DO DISCURSO

Jaqueline Justo Garcia
Luciene Pinheiro de Souza
Rita de Cássia Mota Ribeiro

Esta comunicação apresenta uma análise de um texto no gênero publicitário, objetivando a divulgação do produto Sonrisal, publicado em quatro edições diferentes na revista VEJA, respectivamente, em 16/07/2003 (intitulado BRASIL. O PAÍS DO BEM GELADO); em 23/07/2003 (BRASIL. O PAÍS DO CAFÉ DAS 6); em 13/08/2003 (BRASIL. O PAÍS DO FUTEBOL); em 27/08/2003 (BRASIL. O PAÍS DA PITANGA). O trabalho contribui para o estudo da natureza socioconstrucionista do discurso e o papel que desempenha na construção da vida social, pois um dos desafios dos estudos discursivos está contido precisamente na existência de dois pólos básicos, que se intercambiam - de um lado, enunciador/enunciatário e, de outro, enunciatário/enunciador. Logo, toda relação que o indivíduo/sujeito tem com a linguagem passa, forçosamente, pelo discurso. A temática sustenta-se no jogo da polifonia, na articulação das vozes, nas figuras enunciativas, nas marcas lingüísticas e nos efeitos sensoriais. A análise do discurso coopera para a construção de uma unidade de sentido para o texto, considerando não só o conhecimento prévio, mas também as manobras discursivas implícitas. O texto publicitário é um dos mais acessíveis à leitura, é construído em função do ouvinte ou do leitor virtual, é um tipo de discurso proeminente nas sociedades contemporâneas e pode revelar muito sobre nossa natureza sócio-psíquica. Ao mesmo tempo que informa, “vende produtos, serviços, organizações, idéias e pessoas”(Focault: 1993, p. 138). Considerando esses pressupostos, este gênero textual tornou-se um excelente objeto da análise do discurso.

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