UM PROJETO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO CORDEL

Ana Lúcia de Andrade Marques (UBM)
Maria do Carmo Marinho Bastos (UBM)

Esta comunicação apresenta um trabalho que será desenvolvido com acadêmicos do segundo período do Curso de Letras do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM - RJ, na disciplina Laboratório de Prática de Ensino II. O objetivo geral visa a capacitar os discentes para que possam contribuir, com mais propriedade, na formação de leitores (alunos dos Ensinos Fundamental e Médio). Os objetivos específicos apontam para o incentivo ao estudo do gênero discursivo cordel e para a elaboração de um projeto de leitura utilizando folhetos nordestinos.

Os pressupostos teóricos, versando sobre gêneros discursivos, foram apoiados em Bakhtin (1992) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998); e os referentes à literatura de cordel embasaram-se em Abreu (1999), Bosi (1992), Pinheiro e Marinho Lúcio (2001). Os procedimentos utilizados partirão de discussão de textos; de seminário; de mesa-redonda; de transposição didática, culminando com a elaboração de um projeto de leitura. Esse conjunto de atividades contribuirá para a formação profissional dos acadêmicos (UBM), em relação ao ensino e aprendizagem da leitura, embasados em proposta teórico-prática, com enfoque no gênero discursivo cordel.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos