VARIABILIDADE
NA ORDEM DE SINTAGMAS PREPOSICIONAIS
LOCATIVOS E TEPORAIS
UM CONFRONTO ENTRE FALA E ESCRITA

Maria da Conceição de Paiva (UFRJ)

Os sintagmas preposicionais que expressam circunstâncias de tempo e lugar podem ocupar diferentes posições na oração tanto na modalidade falada como na modalidade escrita, podendo se situar nas periferias da oração (margem esquerda ou margem direita) ou em posições internas à oração, como mostram os exemplos a seguir:

Margem esquerda da oração

(1) Locativo: Na Louis Vuiton, uma bolsa tradicional custa cerca de R$ 12 mil. (O Globo, 27/10/02)

(2)Temporal: No próximo sábado, todo mundo acorda cedinho para se ligar na TV Bandeirantes, as 10h30m para assistir ao "Canto do Rio", com a Joyce. (LE- O Globo)

Margem direita da oração

(3) Locativo: Eles estão fazendo carnaval no meio da rua (LF- Amostra Censo 80)

(4) Temporal: Meu texto deveria ficar pronto na sexta-feira....(LE - O Globo)

Posição interna à oração

(5) Locativo: (10) Tinha em Belém do Pará galpões grande. (LF- Amostra Censo)

6) Temporal: São Cristóvão, naquela época, não era o time que você vê hoje não. (LF- (Amostra Censo)

Através de uma análise quantitativa de uma amostra de fala (Amostra Censo 80) e de dados de língua escrita (textos de jornais), nesta comunicação pretendemos mostrar que, embora possam ser depreendidas diferenças na distribuição das diferentes formas de ordenação dos sintagmas preposicionais locativos e temporais, nas duas modalidades, verifica-se uma tendência à fixação de uma ordem não marcada em função da categoria dêitica expressa. Essa tendência, no entanto, não é inteiramente independente de outros fatores que operam sobre a ordenação de circunstanciais em geral, em especial, os que resultam da atuação do princípio de quantidade. Os sintagmas preposicionais mais extensos tendem a se posicionar na margem direita, enquanto os de menor extensão tendem a se deslocar para a margem esquerda. Essa tendência, bastante simétrica nas duas modalidades, mostra que fala e escrita são ambas regidas por princípios mais gerais que restringem a variabilidade na ordenação de constituintes.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos