relação das vinte e duas Comunicações do VIII FELIN
que só foram publicadas no Livro de Resumos
(com a indicação das páginas em que se encontram)
A espera e o destino em A Casa do Fim - Maria Angélica Alves (UERJ) 11
Análise sistêmico-funcional do gênero ‘redação do vestibular’ - Josyele Ribeiro Caldeira (UFOP) 19
Aprender só-rindo: aulas de português com alegria - Claudia Moura da Rocha (UERJ) 20
Cultura grafocêntrica e suas implicações no processo de apropriação da escrita - Angelita Mendes (USP) 24
Explorando os gêneros textuais no ensino de português: a seção de abertura de um livro didático - Caroline S. Nunes (UFRJ) e Clara A. Vaz (UFRJ) 26
Formação de leitores: desafio entre o poético e o político - Stella de Moraes Pellegrini (PUC-Rio) 28
Instituição de ensino e a construção da forma-sujeito: uma leitura discursiva dos programas do ISERJ - Suely Pessanha de Almeida (UFF) 31
língua portuguesa: da flor do Lácio ao Sambódromo - Vinícius Rangel Bertho da Silva (UFF) 34
Manoel de Barros: A expressividade no Pantanal - Marcos Rogério Ribeiro Ponciano (UERJ) 36
Nominalização, memória discursiva e argumentação - Hilda de Oliveira Olímpio (UFES) 38
O barulho no português do Brasil: ruído ou instrumento? - Márcia Araújo Almeida (PUC-RJ) 38
O Brasil mostrado em materiais didáticos de português - Cirlene de Sousa Sanson (UFF) 39
O Ensino da análise sintática e seus reflexos na competência de leitura e produção de texto: Aspectos funcional e pragmático-textual - Aureni da Silva Magalhães 40
O ensino da língua portuguesa como língua materna no Brasil - Damiana Maria de Carvalho (UERJ) 41
O jornal e o ensino de língua portuguesa: leitura de mundo nas malhas da linguagem - Maria Verônica Silva V. Aguilera (UERJ) 42
O papel da textualidade no processo de gramaticalização de itens contrajuntivos do português: estudos de caso - Ana Paula Rocha (UFV e PUC-RJ) 43
O plural dos nomes em -ão e suas matrizes latinas - Mariza Mencalha de Souza (UFRJ) 44
Presença de oralidade na crônica de Lima Barreto - Eliane da C. Pereira (UGB/ FERP) 48
Somos feitos de silêncio e sons: um estudo sobre polifonia e silêncio na imprensa - Patrícia Corado (UERJ) 50
Uma análise da relação entre texto e contexto em apresentações de livros didáticos sob a perspectiva sistêmico-funcional - Fernanda Gomes Coelho Junqueira (PUC-Rio) 52
Variações lingüísticas x desvios fonológicos. - Ana Carla Estellita Vogeley (UCPE) e Marígia Ana de Moura Aguiar (UCPE) 54
Várias culturas, múltiplas identidades: a variação lingüística na Ilha do Pavão - Denise Salim Santos (UNIG e UERJ) 55
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