APRESENTAÇÃO

Este é o segundo suplemento da Revista Philologus, que dá continuidade ao critério adotado no ano passado de publicar as atas da Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos como um número especial desse periódico.

Neste volume, a programação vai impressa logo após a apresentação, seguida dos textos que serão utilizados nas aulas-conferência, que aparecem na ordem alfabética dos títulos.

A Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, já em sua oitava edição, foi um exemplo para surgimento de eventos semelhantes nesse período de recesso, em que docentes de alto nível têm difundido a sua experiência de ensino e de pesquisa, contribuindo para o melhor conhecimento da filologia e da lingüística da língua portuguesa.

Nascida em 1996 na Universidade Veiga de Almeida (Maracanã), graças ao Prof. Dr. Emannoel Macedo Tavares, suas atividades foram interrompida em 2002 e 2003, logo que foi criado o Encontro Nacional com a Filologia pelas professoras Aileda de Mattos Oliveira e Cristina Alves de Brito, com o apoio da Academia Brasileira de Letras, também com a mesma estrutura de duas aulas-conferência diárias, mas com objetivos e clientela diferentes.

Os eventos do CiFEFiL têm o objetivo de difundir e aprofundar as discussões sobre os temas mais interessantes da Lingüística e da Filologia, sejam eles gerais e teóricos, sejam particularmente aplicados a situações concretas e práticas do ensino e da pesquisa lingüístico-filológica do português ou de outra língua.

Apesar de não declarado, é fato concreto que outros eventos semelhantes surgiram, inclusive com o mesmo nome de “Semana Nacional” e têm a mesma estrutura desses eventos e surgiram exatamente (apesar de não ter havido qualquer acerto neste sentido) para suprir a falta da SENEFIL no momento em que sua periodicidade se torna mais esparsa.

Seu objetivo é contribuir com os graduandos de Letras com aprofundamento de alguns temas lingüísticos e filológicos importantes e com os docentes do ensino fundamental e básico, com uma reciclagem bem orientada desses estudos.

A sua estrutura de apresentação é em aulas-conferência (duas por dia) em auditório único e os docentes envolvidos nessas atividades são convidados pela coordenação do evento.

A I SENEFIL ocorreu na Universidade Veiga de Almeida, em 1995, sob a coordenação de seu idealizador, tendo sido realizadas as seguintes na Biblioteca Nacional (II), Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (III), Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IV e V) e Sociedade Universitária Augusto Motta (VI), a VII e a VIII no Instituto de Letras da UERJ.

Esperamos fazer nascer várias propostas semelhantes nas diversas associações e academias brasileiras para que os estudos filológicos, lingüísticos e literários sejam mais difundidos e disponibilizados à comunidade das mais diferentes formas possíveis e para que todos os interessados possam se aperfeiçoar ou se reciclar regularmente para o desempenho de suas atividades profissionais.

Aproveito para lhes agradecer e pedir que não deixe de nos apresentar suas valiosas críticas para melhorar nossos empreendimentos futuros, tanto na organização de eventos quanto na edição de textos e, se possível, apareça na USP (Universidade de São Paulo), no dia 4 de abril para prestigiar a IV JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA, cuja inscrição é completamente gratuita e está disponível em www.filologia.org.br.

Rio de Janeiro, janeiro de 2005.