APRESENTAÇÃO

Este é o primeiro suplemento da Revista Philologus, apesar de ter havido vários outros projetos, quando da realização de versões anteriores desta Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos.

Acrescente-se a este projeto tantas vezes adiado a realidade das universidades públicas brasileiras que vêm cobrando de seus docentes a apresentação dos resultados de suas pesquisas, o fato de estarmos regularmente produzindo os Cadernos da ABF a partir do segundo semestre do ano de 2002, criando-se uma expectativa positiva nos seus participantes em relação a isto, e a vocação natural do CiFEFiL de divulgar e promover as pesquisas e os estudos filológicos e lingüísticos.

Neste volume, a programação vai impressa logo após a apresentação, seguida dos textos que serão utilizados nas aulas-conferência, que aparecem na ordem alfabética dos títulos.

A Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, já em sua sétima edição, foi um exemplo para surgimento de eventos semelhantes nesse período de recesso, em que docentes de alto nível têm difundido a sua experiência de ensino e de pesquisa, contribuindo para o melhor conhecimento da filologia e da lingüística da língua portuguesa.

Nascida em 1995 na Universidade Veiga de Almeida (Maracanã), graças ao Prof. Dr. Emannoel Macedo Tavares, suas atividades foram interrompida desde julho de 2001, quando era criado o Encontro Nacional com a Filologia pelas professoras Aileda de Mattos Oliveira e Cristina Alves de Brito, com o apoio da Academia Brasileira de Letras, também com a mesma estrutura de duas aulas-conferência diárias, mas com objetivos e clientela diferentes.

Os eventos do CiFEFiL têm o objetivo de difundir e aprofundar as discussões sobre os temas mais interessantes da Lingüística e da Filologia, sejam eles gerais e teóricos, sejam particularmente aplicados a situações concretas e práticas do ensino e da pesquisa lingüístico-filológica do português ou de outra língua.

Nesta oportunidade, em que o CiFEFiL está completando seus dez anos de existência, transcrevo-lhes a síntese histórica deste evento, que publicamos nos Cadernos do CNLF, Ano VII, N° 12, p. 211-212, no final do ano passado, prometendo-lhes fazer o possível para que a instituição possa reimplementar todos os seus bons projetos que, por algum motivo talvez ainda não identificado, foram interrompidos ou abandonados:

A Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos

A Semana Nacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos (SENEFIL) foi criada pelo Professor Emmanuel Macedo Tavares em 1996 e já teve seis edições.

Seu objetivo é contribuir com os graduandos de Letras com aprofundamento de alguns temas lingüísticos e filológicos importantes e com os docentes do ensino fundamental e básico, com uma reciclagem bem orientada desses estudos.

A sua estrutura de apresentação é em aulas-conferência (duas por dia) em auditório único e todos os docentes envolvidos nessas atividades são convidados pela coordenação do evento, assim como ocorre na Jornada Nacional de Filologia e com o Encontro Nacional com a Filologia.

A I SENEFIL ocorreu na Universidade Veiga de Almeida, em 1995, sob a coordenação de seu idealizador, tendo sido realizadas as seguintes na Biblioteca Nacional (II), Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (III), Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IV e V) e Sociedade Universitária Augusto Motta (VI), estando planejada a VII para o Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que deverá ocorrer do dia 12 ao dia 16.

Esperamos fazer nascer várias propostas semelhantes nas diversas associações e academias brasileiras para que os estudos filológicos, lingüísticos e literários sejam mais difundidos e disponibilizados à comunidade das mais diferentes formas possíveis e para que todos os interessados possam se aperfeiçoar ou se reciclar regularmente para o desempenho de suas atividades profissionais.

Aproveito para lhes agradecer e pedir que não deixem de nos apresentar suas valiosas críticas para melhorar nossos empreendimentos futuros, tanto na organização de eventos quanto na edição de textos.

Rio de Janeiro, janeiro de 2004.