V JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA

Realização do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos
em Parceria com a Escola de Educação e Meio  Ambiente da UniverCidade
Local: Teatro Ipanema da UniverCidade (Epitácio Pessoa, nº 1664, Ipanema)
Data: 04 de abril de 2006, das 15 às 21 horas
 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Coordenação das Professoras Doutoras Ângela Lopes (UniverCidade) e Delia Cambeiro (UERJ e UniverCidade)


PROGRAMAÇÃO

15h00min - Sessão de Abertura e Recepção dos Participantes pela Professora Doutora Angela Lopes (UniverCidade), entrega do material aos participantes inscritos e apresentação geral do evento e de seus docentes-conferencistas pela Professora Doutora Delia Cambeiro (UniverCidade e UERJ).

15h30min - Conferência do professor e gramático Manoel Pinto Ribeiro (UERJ, CEUAM e ABF), que falará sobre A ANÁLISE DE DISCURSO E A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

16h15min - Conferência do Prof. Dr. André Gardel (UniverCidade), que falará sobre POESIA E CANÇÃO

16h45min - Conferência da Profa. Dra. Maria Antônia da Costa Lobo (UCB e ABF) sobre A CRÍTICA GENÉTICA, A CRÍTICA TEXTUAL E A PRODUÇÃO DO TEXTO.

17h30min - Intervalo para o cafezinho, aquisição de livros e uns minutos de interação entre os participantes

18h00min - Condecoração dos filólogos e lingüistas, professores doutores Emmanoel Maria da Santíssima Trindade José dos Santos, Flora Simonetti Coelho e Leodegário Amarante de Azevedo Filho, premiados com a MEDALHA ISIDORO DE SEVILHA de Destaque em Lingüística e Filologia em 2005, concedida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos, quando o Prof. Emmanoel dos Santos discursará sobre um tema livre, em seu nome e em nome dos colegas condecorados.

18h40min - Conferência da Profa. Dra. Flora Simonetti Coelho sobre AS ETIMOLOGIAS DE SANTO ISIDORO DE SEVILHA.

19h30min - Conferência do Prof. Dr. Leodegário Amarante de Azevedo Filho (UERJ, UFRJ e ABF) sobre A PROBLEMÁTICA TEXTUAL DA LÍRICA DE CAMÕES.

20h20min - Conferência do Prof. Dr. José Pereira da Silva (UERJ e ABF) sobre A FILOLOGIA COMO SUPORTE DO PROGRESSO CIENTÍFICO.

 

 Os textos resultantes dessa jornada serão publicados no número 34 da Revista Philologus e serão disponibilizados também na página www.filologia.org.br/revista/34.html a partir do final do mês de abril.

Os participantes pagarão uma taxa de R$ 10,00 (dez reais) e receberão uma pasta com bloco e caneta, além do certificado de participação no evento.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos